Instruções de uso!!!

Olá. Caros amigos e alunos!!!

Se vocês estão lendo isto agora, é por que estão a procura de informações e ferramentas de estudo que possam auxiliá-los na construção de seus conhecimentos. Portanto, estarei disponibilizando semanalmente: Plataformas interativas, textos, vídeos, links para resumos, etc tudo para contribuir no seu aprendizado. Bons estudos.


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

COMO FAZER UMA RESENHA DE FILME


Uma Resenha deve conter:
Dados completos de uma aventura ou filme, composta de: Sinopse, História, Ambientação, Personagens, Curiosidades, Depoimento.

a) Sinopse - Um máximo de cinco linhas que revela o que estará contido no roteiro da aventura (considerando tamanho 12 em fonte arial). São poucas linhas que devem dar uma idéia geral de toda a história.

b) História - Geralmente esta é a parte maior da resenha, pois embora escrita de forma resumida, pode chegar a 25 ou 50 linhas (ou até mais se a aventura se desenrolar por três, quatro ou mais revistas). É desejável que a resenha não conte o final da história, instigando a curiosidade em quem já leu a aventura para ler novamente e, em quem não leu, para tentar encontrar a revista resenhada.

c) Ambientação: (tempo e espaço) - Parte geralmente muito pequena, que fica em torno de 5 a 10 linhas, pois é uma breve descrição dos locais onde se passam as ações da aventura: a época, o País, o Estado, as cidades, os vilarejos, acidentes geográficos, delegacia, desertos, etc. (não necessita que siga esta mesma ordem)

d) Personagens - Todos os principais que participam da história.

e) Curiosidades - A critério de cada aluno: podem ser coisas curiosas da história, dos personagens, incongruências no argumento, falhas na arte, etc. Quanto a tamanho, pode ser do tamanho que o colaborador julgar necessário, mas recomendamos nunca ultrapassar o tamanho do texto escrito na parte HISTÓRIA.

f) Depoimento - Sua opinião pessoal sobre a aventura resenhada: história, arte, personagens, filme como um todo ou livro, etc.

Fonte: Site TEXBR, José Luiz Fion (Dr. em Letras – USP) e Francisco Platão Savioli (Dr. Em Comunicação ECA-USP)


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Atividade de Sala - 2º ano

A proposta aqui é elaborar um resumo das principais revoltas do Período Regencial preenchendo a ficha disponível em http://www.sendspace.com/file/321le1. O arquivo, após concluido o resumo, deverá ser salvo em PDF e enviado para o seguinte email rondys22@hotmail.com, até as 17 horas desta segunda feira.  

Como estudar história

Encontrei este artigo no blog http://www.historiadigital.org/2009/06/como-estudar-historia-primeira-parte.html.%20. Através de um roteiro simples, você sintetiza o conjunto de conhecimentos necessários para evitar estudar história através da decoreba de fatos e datas. Aliás, uma habilidade importante, considerando as mudanças esperadas no vestibular.
Estas dicas valem, especialmente, para alunos do ensino fundamental e médio.

1- Situe o fato no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado fato histórico é condição elementar para saber história.

2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos.

3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato.

4- Compreenda o fato: isto é, entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.

5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico.

Aplicação

Exemplo de aplicação deste roteiro:

a) Fato Histórico: Primeira Guerra Mundial.

b) Espaço e Tempo: Europa, de 1914 a 1918.

c) Contexto Histórico: Imperialismo, Política de Alianças, Paz Armada.

d) Causas: Disputa de mercados imperialistas, Divergências político-econômicas, Revanchismos, Nacionalismo.

e) Evento: A guerra, O início, Blocos militares em conflito, Etapas, O término.

f) Consequências: Tratado de Versalhes, Fim da hegemonia européia, Surgimento de novas nações, EUA como potência mundial, Criação da Liga das Nações, Revanchismo alemão, Fortalecimento do nazi-fascismo.

É trabalhoso também, mas vale a pena. Precisamos, urgentemente, romper com o ensino de história baseado na decoreba e este é um caminho legal. Aguadamos novas sugestões de como aplicar este roteiro, escolha um fato histórico e mande ver nos comentários.



Dicas para não esquecer o que lê!

Queridos alunos, encontrei estas dicas no site do Prof. Michel e copiei para vocês porque são MUITO importantes. Visitando o site dele vocês encontram referências a outros sites que tratam do mesmo tema.

1- Concentre-se, Pay Attention, Atención!: parece óbvio, mas sem concentração, não há retenção do conteúdo. E concentração exige persistência. Não importa a língua...

2- Esteja em um ambiente propício e estimulante à leitura: se escutar MP3 ou assistir televisão desviam sua atenção, procure se afastar destes aparelhos.

3- Leia mais de uma vez: Comece com uma leitura superficial, seguindo de uma leitura mais aprofundada: é interessante conhecer o conteúdo geral de um texto antes de esmiuçá-lo. Dar uma passada rápida no título, imagens e tópicos principais, facilita na hora de interpretá-lo.

4- Traduza as palavras que você não entende: um texto só é compreendido na medida em que o vocabulário é conhecido. Portanto, mantenha um dicionário bem pertinho de você.

5- Sublinhe as idéias principais: marcar as idéias centrais de um texto ajudam a fixar o conteúdo e organizar as idéias. Assim, tenha em vista um lápis ou marca-texto. Se o texto não for seu, transcreva o trecho em outro local.

6- Faça anotações: talvez esta seja a dica menos popular. Ao fazer anotações com suas próprias palavras, as idéias do texto permanecem na memória durante muito tempo, melhorando a escrita, a criatividade e a capacidade de resumir.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

OLIMPÍADA DE HISTÓRIA DO CEARÁ: CONSIDERAÇÕES FINAIS



Estamos muito felizes com o resultado da I Olímpíada de História do Ceará. Conseguimos atingir quase 70% das salas da escola nos três turnos. A adesão dos alunos, deu-se devido a carência de conhecimento da história do nosso estado, fato este causado pelo obscurantismo do ensino da história local que coloca o estudante à margem da construção do processo histórico.

Esta primeira etapa do projeto visou o aprendizado e a busca por possibilidades didático-metodológicas acerca da história regional que podem ser desenvolvidas no Ensino Fundamental e Médio. Esperamos que em 2012, juntamente com escola, possamos expandir esta prática e atingir 100% dos alunos e levar a história da Capitania do Siará Grande, ao maior número de estudantes, para que a ignorância sobre nossas próprias raizes seja ofuscada pela luz do conhecimento.

Chegamos ao final deste projeto, com a sensação do dever cumprido, e a convicção de que muito temos a melhorar. Em breve faremos a premiação das equipes vencedoras.



A TODOS QUE PARTICIPARAM, O NOSSO MUITO OBRIGADO.