Instruções de uso!!!

Olá. Caros amigos e alunos!!!

Se vocês estão lendo isto agora, é por que estão a procura de informações e ferramentas de estudo que possam auxiliá-los na construção de seus conhecimentos. Portanto, estarei disponibilizando semanalmente: Plataformas interativas, textos, vídeos, links para resumos, etc tudo para contribuir no seu aprendizado. Bons estudos.


sexta-feira, 30 de março de 2012

ATIVIDADE DE ANALISE DO FILME "O CALDEIRÃO"

E.E.M. Tancredo Nunes de Menezes
“Educando e humanizando pela democracia”
Ano 2012
Prof. Rondinelly - HISTÓRIA – 3º ANO


Atividade: História e Cinema
Requisito parcial de nota do 1º bimestre



Filme: O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto

Essa história pouco conhecida pela população brasileira pode ser vislumbrada no filme “O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto”, de Rosemberg Cariry. Produzido no Ceará, o filme de 78 minutos, a cores e preto e branco, explora depoimentos e imagens até então inéditas da destruição de uma comunidade rural. Mistura fotos, ilustrações e imagens, além de depoimentos de remanescentes dos episódios na década de 30. O autor destaca que “são elementos culturais do presente, vivos, que conduzem o ciclo da narrativa e constroem as metáforas da resistência camponesa, símbolos e expressão da vida do povo nordestino, possibilitando um encontro do povo cearense com a sua memória”. O filme traz uma série de temáticas relacionadas aos conflitos sociais e a luta por terra: religião, intolerância, violência e repressão; as Leis e a segurança da ordem pública; poder, liberdade e luta por terra. Aborda um período histórico que vem do início do século XX até meados da década de 1980 – 50 anos depois da destruição da comunidade. O filme mostra nas romarias de Juazeiro do Norte e Canindé, os romeiros, deserdados filhos da terra, erguendo a legenda do Caldeirão como um estandarte de luta pela reforma agrária.

Procure observar o seguinte:

1. Época e local dos acontecimentos;

2. Período da História do Brasil a que corresponde e quem governava o país na época;

3. Condições de vida e problemas enfrentados pela população do sertão nordestino na época e o que fazia para sobreviver;

4. Quando começa as romarias a Juazeiro e o que se entende por fanatismo religioso..

5. Qual a imagem passada de Pe. Cícero.

6. A função de Pe. Cícero como líder político e religioso.

7. Quando, como, onde e por quem foi fundado o povoado que daria origem a história do Caldeirão.

8. O que o beato José Lourenço propunha a seus seguidores ao fundar a comunidade;

9. Como eram as casas e as condições de vida no povoado e por quem era formada essa comunidade;

10. O que aconteceu com muitos povoados do Nordeste com a seca de 1932 e a ação do governo para solucionar o problema da fome.

11. Como a Juazeiro era vista pelas elites urbanas e pelo governo;

12. O que o filme quer dizer quando afirma que Juazeiro se tornou uma “indústria da fé e da miséria”.

13. Como a imprensa relatava ao país os acontecimentos do Caldeirão e por que acontecia isso;

14. Por que as elites políticas criaram a história do BOI SANTO.

15. Qual a relação desse acontecimento com o contexto histórico nacional da época.

16. Qual a posição da igreja nesse episódio.

17. Tente fazer sua análise pessoal a respeito dos acontecimentos e do filme.

ATIVIDADE DE ANÁLISE DO FILME CANUDOS

E.E.M. Tancredo Nunes de Menezes
“Educando e humanizando pela democracia”
Ano 2012
Prof. Rondinelly - HISTÓRIA – 3º ANO

Atividade: História e Cinema
Requisito parcial de nota do 1º bimestre



Filme: A Guerra de Canudos

O filme A Guerra de Canudos, dirigido por Sérgio Rezende e produzido por Mariza Leão, é uma superprodução brasileira filmada na região onde se passaram os fatos. Foi lançado em 1997, 100 anos após essa guerra, que causou a destruição do povoado. O filme pode ser encontrado em vídeo, distribuído pela Columbia Tristar Home Video, tem duração de 180 minutos e foi exibido também na televisão como minissérie. O objetivo do filme é retratar a Guerra de Canudos, mas é bom lembrar que se trata da versão do diretor sobre os acontecimentos, apresentados segundo sua opinião.



Procure observar o seguinte:

1. Época e local dos acontecimentos;

2. Período da História do Brasil a que corresponde e quem governava o país na época;

3. Condições de vida e problemas enfrentados pela população do sertão nordestino na época e o que fazia para sobreviver;

4. Quem tomava as decisões nas famílias do sertão nordestino;

5. Quem foi Antônio Conselheiro e quais eram suas idéias (o que defendia, o que combatia, por que, como definia o regime republicano e por que as pessoas o seguiam);

6. Quando, como, onde e por quem foi fundado o povoado de Belo Monte ou arraial de Canudos;

7. O que Antônio Conselheiro propôs a seus seguidores ao fundar Canudos;

8. Como eram as casas e as condições de vida em Belo Monte;

9. O que aconteceu com muitos povoados do Nordeste após a fundação de Belo Monte;

10. Armas e modo que os moradores de Belo Monte usaram para enfrentar o primeiro ataque;

11. Armas e modo que os moradores de Belo Monte usaram para enfrentar outros ataques, o que os motivava a lutar e a quem atribuíam a culpa pela guerra;

12. Como a população de Belo Monte era considerada pelos de fora;

13. Como Conselheiro se referia aos soldados do Exército;

14. Como a imprensa relatava ao país os acontecimentos de Canudos e por que acontecia isso;

15. Sentimentos que Antônio Conselheiro despertava nas pessoas e por que isso acontecia;

16. O que aconteceu com o povoado de Belo Monte e sua população em outubro de 1897;

17. Quem criticou a atuação do comandante das tropas do Exército e por que criticou.

18. Em sua opinião, por que o presidente enviou uma mensagem aos soldados e o que pretendia com isso?

19. Dê exemplos a respeito de como o fanatismo religioso estava presente na vida da população de Canudos.

20. Tente fazer sua análise pessoal a respeito dos acontecimentos e do filme.