Instruções de uso!!!

Olá. Caros amigos e alunos!!!

Se vocês estão lendo isto agora, é por que estão a procura de informações e ferramentas de estudo que possam auxiliá-los na construção de seus conhecimentos. Portanto, estarei disponibilizando semanalmente: Plataformas interativas, textos, vídeos, links para resumos, etc tudo para contribuir no seu aprendizado. Bons estudos.


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

ATIVIDADE DE ANÁLISE DO FILME "O NOME DA ROSA"

PROCESSO PRODUTIVO


A ATIVIDADE DEVERÁ SER FEITA EM DUPLAS E DEVERÁ CONTER CAPA, INTRODUÇÃO E CONCLUSÃO.

Elabore uma ficha técnica contendo:
1. Breve descrição do filme;
2. Enredo do filme;
3. Ideia central;

Depois juntamente com a equipe responda as seguintes questões;
Filme: O Nome da Rosa
Baseado no romance policial homônimo escrito por Umberto Eco.

Conteúdo:
1. História Medieval: A hegemonia católica nos campos da educação e da cultura.
2. Filosofia: Platão / Santo Agostinho; Aristóteles / São Tomás de Aquino.

Questões para análise do filme:

Após discussão com seu grupo de trabalho sobre o filme, respondam atentamente o questionário sobre aspectos importantes abordados no filme “O Nome da Rosa”.

01_ Caracterizem o período denominado como “A Baixa Idade Média” (século XI ao XV), onde se passa o filme, bem como o “Movimento Renascentista” representado no filme pelo monge franciscano William de Baskerville, que adota uma postura humanista e racional e consegue desvendar a verdade por trás dos crimes cometidos no mosteiro.

02_ A Teologia cristã atua de forma bem clara e evidente na sociedade medieval para efetuar a dominação, fundamentada na ideologia do respeito ao sagrado, na adoração de um ser supremo e perfeito; Deus. Agindo assim, a Igreja Católica procura arrebatar todas “as ovelhas possíveis “e as que por ventura se desviarem, serão purificadas pelo fogo (Inquisição). Essa ideologia é levada aos extremos. O personagem que se encaixa nessa análise seria a figura de Bernado Gui, que age cegamente para defender a unidade da igreja e a manutenção da ordem da verdade absoluta. Identifique no filme formas às quais a “Santa Inquisição” recorria para defender a unidade da Igreja.

03_ Podemos atribuir à rosa um referencial para o conhecimento da Idade Média (representado no filme através da literatura contida na biblioteca do mosteiro beneditino), logo subentendemos que O Nome da Rosa é, na verdade, uma alusão ao saber, inacessível e mortal. Em contrapartida, as palavras finais do narrador da história fazem surgir um outro ponto para a atribuição do título do filme. Elas nos remetem à camponesa que teve relações sexuais com o noviço Adso de Melk, despertando nele o amor, cujo nome não é revelado nem mesmo no fim da história. Na opinião do grupo, qual das explicações parece fazer mais sentido? Por que o título: O nome da rosa?

04_ O filme retrata muitos pontos de grande valia, dentre os quais podemos destacar a considerável influência da Igreja sobre todos os assuntos da humanidade (os de cunho religioso e espiritual bem como social, econômico e político da época medieval). Era dentro dela que estava toda a fonte de conhecimento e este não podia, de forma alguma, ser distribuído à sociedade de forma homogênea - a Igreja correria o risco de perder boa parte da sua influência ideológica e de seu poder de controle. Através desse pensamento, justifique o artifício de envenenamento das pontas das páginas de livros da biblioteca.

05- A cena de maior impacto no filme foi quando a camponesa e o noviço tiveram um enlace sexual dentro do mosteiro pelo fato de que os motivos que os levaram a praticar tal ato foram baseados em seus instintos: o do noviço de cunho sexual, de descobrir porque se sentia tão envolvido com aquela camponesa; e o da garota pela prestação de favores aos monges em troca de alimento que era, visivelmente, a sua única forma de alento. Ainda hoje é prática na Igreja Católica o Celibato Clerical (orientação para que os padres não se casem e se dediquem apenas à atividades religiosas). Qual a opinião do grupo sobre essa prática?

06_ São duas as ordens religiosas retratadas no filme: a dos Franciscanos e a dos Beneditinos. A primeira, também conhecida por Ordem dos Frades Menores, está representada na pessoa do frade William de Baskerville (e seu noviço) cujo destino foi um monastério beneditino onde teve de desenvolver pesquisas para a solução de um mistério que envolvia mortes naquele espaço. Ambas as ordens tinham em comum um conceito educacional que imperava na época, sempre direcionado à educação religiosa, teológica. Os beneditinos, desde muito cedo, eram submetidos ao rigor do ofício divino, que estabelecia um cronograma temporal para realização de atividades teológicas aliadas a árduos trabalhos manuais agrícolas para subsistência. A instituição tinha um lema “Ora Et Labora” que quer dizer “Reza e trabalha” e um dos seus preceitos mais valorados era o de incentivar uma convivência comunitária. Comente passagens do filme que confirmam essa tese.

07_ Scriptorium, em tradução literal “um local para escrever”, caracteriza lugar fechado e isolado, destinado a guardar os “tesouros do saber”. Agregava antiquarii, librarii, scriptores e illuminatores monges e não monges, que se colocavam a serviço da produção, preservação, circulação e venda de manuscritos, sendo os responsáveis pela criação de códices em boa parte da Idade Média. Qual a importância dos monges copistas para a preservação da cultura durante a Idade Média?

08_ Tudo o que ia de encontro aos dogmas religiosos eram considerados heresias pela Igreja e no filme há claros exemplos relatados. O riso era tido como uma zombaria ao divino. “Mais amargo que a morte é a mulher”, frase dita por um dos personagens do filme que coloca a mulher num patamar pecaminoso. Símbolos de bruxaria, como o gato preto e a galinha preta, eram também tido como prática de heresias. O aparecimento do Anticristo (presença do demônio no mosteiro beneditino) foi o acontecimento marcante que suscitou a ida do monge William de Baskerville em seu trabalho de investigação. As mortes ocorridas no mosteiro seriam motivo suficiente para que o Papa declarasse o monastério como herege. Contestar o veredicto de um Inquisidor era também considerado heresia. Dentro desse quadro, qual o destino final do mosteiro?

09_ No filme, os camponeses são miseráveis, tratados com ríspida arrogância e desdém pelos monges do mosteiro. Alguns realizavam atividades primárias de subsistência. Não há nenhuma fé clara, nenhuma caridade. Assim, os camponeses medievais viviam de sobras, moravam em casas de madeira de um só cômodo, com telhado de palha e chão batido, vestiam roupas artesanais, e em sua maioria eram analfabetos. Como podemos caracterizar os camponeses atuais? Com quais tipos de problemas hoje eles se deparam?

10_ Quais são as conclusões finais do grupo após a análise do filme?

Prazo para entrega dia 17/09/2013