Instruções de uso!!!

Olá. Caros amigos e alunos!!!

Se vocês estão lendo isto agora, é por que estão a procura de informações e ferramentas de estudo que possam auxiliá-los na construção de seus conhecimentos. Portanto, estarei disponibilizando semanalmente: Plataformas interativas, textos, vídeos, links para resumos, etc tudo para contribuir no seu aprendizado. Bons estudos.


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A ALIENAÇÃO

A palavra alienação tem várias definições: cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se registra uma anulação da personalidade individual, arrombamento de espírito, loucura. A partir desses significados traçam algumas diretrizes para melhor analisar o que é a alienação, e assim buscar alguns motivos por quais as pessoas se alienam. Ainda assim, os processos alienantes da vida humana foram tratados de maneira atemporal, defraudada, abstraído de processos sócio-econômicos concreto.

A alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, tornando-se sua própria negação.

Alienação refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios.

A sobrevivência do homem implica uma transformação da natureza e do outro à sua imagem e semelhança, o que impõe uma transformação de si mesmo à imagem e semelhança do mundo e do outro. Viver para o homem é objetivar-se, ser fora de si.


O conceito de alienação é histórico,tendo o uma aplicação analítica numa ligação recíproca entre sujeito, objeto e condições concretas específicas. Logo, a história afirma que o homem evoluiu de acordo com seu trabalho. Portanto, a diferença do homem está na sua criatividade de procurar soluções para seus problemas, então com a prática do trabalho desenvolve seu raciocínio e sempre aprende uma “nova lição”.

Karl Marx, filósofo alemão, se preocupava muito com a questão da alienação do homem, principalmente em duas de suas obras, “Os “Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844” e “Elementos para a Crítica da Economia Política” (1857-58)”. Procuravam demonstrar a injustiça social que havia no capitalismo, afirmando que se tratava de um regime econômico de exploração, sendo a mais-valia uma grande arma do sistema. Assim, a alienação se manifesta a partir do momento que o objeto fabricado se torna alheio ao sujeito criador, ou seja, ao criar algo fora de si, o funcionário se nega no objeto criado. As indústrias utilizam de força de trabalho, sendo que os funcionários não necessitam ter o conhecimento do funcionamento da indústria inteira, a produção é totalmente coletivizada, necessitando de vários funcionários na obtenção de um produto, mas nenhum deles dominando todo o processo - individualização.

Por isso, a alienação no trabalho é gerada na sociedade devido à mercadoria, que são os produtos confeccionados pelos trabalhadores explorados, e o lucro, que vem a ser a usurpação do trabalhador para que mais mercadorias sejam produzidas e vendidas acima do preço investido no trabalhador, assim rompendo o homem de si mesmo. "A atividade produtiva é, portanto, a fonte da consciência, e a ‘consciência alienada’ é o reflexo da atividade alienada ou da alienação da atividade, isto é, da auto-alienação do trabalho." Mészaros (1981, p.76).

No entanto, a produção depende do consumo e vice-versa. Sendo que o consumo produz a produção, e sem o consumo o trabalhador não produz. A produção consome a força de trabalho, também sustentando o consumo, pois cada mercadoria consumida vira uma mercadoria a ser produzida. Por conseguinte, ao se consumir de um produto que não é por si produzido se fecha o ciclo de alienação. Pois, quando um produto é comprado estará alimentando pessoas por um lado, e por outro colaborando com sua alienação e suas respectivas explorações. Onde quer que o capital imponha relações entre mercadorias, a alienação se manifesta; é a relação social engendrada pelo capital, seu jeito de ser humano.

Sua existência determinada pela economia (razão) exige uma intervenção política (paixão) que destrua sua gênese (a posse individual dos meios de produção), que promova uma revolução na economia.

Há também a questão de alimentar a alienação, sendo outro prejudicial perante o consumo, que se trata das propagandas de produtos, que desumaniza os homens, tendo o objetivo de relacionar o produto com o consumidor, apropriando-se dos homens, e atingindo seu propósito a partir do momento que o produto é consumido, e a sensação de humanização entregue após a utilização.

Em síntese, para melhor compreender o problema da alienação é importante observar sua dupla contradição. Por um lado, há a ruptura

do indivíduo com o seu próprio destino e há uma síntese de ruptura anterior, que apresenta novas possibilidades de romper à mesma alienação. O outro lado se apresenta como uma contradição externa, sendo o capital tentando tirar suas características como humano, que leva o homem a lutar pela reapropriação de seus gestos.

Após Marx confrontar a economia política, lançando pela primeira vez o termo “alienação no trabalho” e suas conseqüências no cotidiano das pessoas, Marx expõe pela primeira vez a alienação da sociedade burguesa – fetichismo, que é o fato da pessoa idolatrar certos objetos (automóveis, jóias, etc). O importante não é mais o sentimento, a consciência, pensamentos, mas sim o que a pessoa tem. Sendo o dinheiro o maior fetiche desta cultura, que passa a ilusão às pessoas de possuir tudo o que desejam a respeito de bens materiais.

É muito importante também destacar que alienação se estende por todos os lados, mas não se trata de produto da consciência coletiva. A alienação somente constrói uma consciência fragmentada, que vem a ser algumas visões que as pessoas têm de um determinado assunto, algumas alienadas sem saber e outras que não esboçam nenhum posicionamento.

Meio de comunicação

Seria comunicação uma alienação, uma vez que a alienação só existe por causa da comunicação? A alienação é passada de um comunicador que possui uma informação nova (verdadeira ou não) e é recebida por um receptor que até então desconhecia o assunto, sendo alienado por esse comunicador.

A partir disso nota-se que tudo pode ser considerado mensagens alienadas, pois nas escolas são passadas mensagens novas a toda hora e que se é “obrigado” a acreditar e levar como verdade, não somente nas escolas, como também dentro das casas, igrejas, nos palanques eleitorais, nas ruas, meios de comunicação de massa, etc, funcionando sempre da mesma forma. A alienação normalmente vista nos meios de comunicação de massa por vários autores, onde esses meios estão sempre mandando novas mensagens (subliminares ou não), fazendo com que acreditem na maioria das vezes somente nas informações transmitidas por eles.

Alienação: Perda de algum bem material, físico, mental, emocional, cultural, social, político e/ou econômico. Onde você não apenas cede mas o recepciona novamente como algo indiferente, o criador se torna criatura as coisas são humanizadas e os humanos são coisificados.

A pessoa alienada perde a compreensão do mundo em que vive e torna-se alheia a segmentos importantes da realidade em que se acha inserida.
 
Segundo Karl Marx, pensador alemão, a Religião é o ópio do povo por causar grande alienação na sociedade.



Dirimindo dúvidas!!

01- Falando em filosofia, qual definição de alienação na linguagem filosófica contemporânea?
02 - Você se sente feliz fazendo o que os outros fazem só pra ser aceito? justifique.
03 - Como você analisa, as escolhas de cursos de graduação feitas pelos aluno?
04 - Os meios de comunicação podem contribuir para esse processo de conscientização ou são apenas elementos alienadores?
05 - De que maneira ocorre o processo de alienação?

14 comentários:

wdynesya disse...

1-Alienação é a falta de capacidade da pessoa de agir por si próprio.

2-Fazer algo apenas para entrar em um determinado grupo ou imitar alguém é perder a própria personalidade.

3-Os alunos escolhem seus cursos baseando no que lhe dará uma status melhor.(alienação pelo dinheiro, posição social)

4-Os meios de comunicação tem uma força bastante grande de alienação cabe ao individuo ser critico, e fazer o que é melhor para si.

5-Os meios de comunicação (por exemplo) passam informações falsa e verdadeiras e o individuo que nao conhece o assunto se baseiam por o que lhe é mostrado.Fazem algo apenas para se igualar aos outros e nao se sentirem excluidos da sociedade.

Elivelton disse...

respostas:
01ºA alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, tornando-se sua própria negação.
Alienação refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios
2ºsim, dependeno do que eles estão fazendo e sendo uma coisa que possa me intereçar tbem eu mesmo já fiz isso varias vezes.
3ºna maioria das vezes os pais influem muinto nas desisões dos filhos, mas a maioria dos meus amigos vão fazer o que eles gostam como eu que vouu fazer tecnologia da informação.
4ºsim os meios de comunicação fazem com que as pessoas criem mais um certo dialogo ....
aluno: Elivelton nº 16
3º ano 'E' TARDE

Anônimo disse...

Resposta(01)Valdeane 3ºanoE
A alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, tornando-se sua própria negação.
Resposta(02)
A alienação somente constrói uma consciência fragmentada, que vem a ser algumas visões que as pessoas têm de um determinado assunto.eu nâo faço nada pra mim aparecer diante dos outros.
Resposta(03)
Devo acreditar que as pessoas escolhem cursos de graduaçâo é porque gostam e nâo porque as pessoas comentam se fosse talvez ningém iria fazer.
Resposta(04)

Patricia disse...

Bom a parti do momento em que vocẽ quer seguir o proximo, não sendo do seu jeito e sim de maneira dos outros.

Anônimo disse...

01;é algo em querer se comparar com as outras pessoas, tipo assim ;se uma pessoa é uma coisa , eu também querer ser.
02;não ,porque quem vai se prejudicar sou eu.
03;

Anônimo disse...

Repostas
01. É à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar e agir por si próprios. Uma pessoa alienada sofre influência por parte de outras pessoas e acaba perdendo sua identidade, já que ela passa a ser reflexo de pensamentos e opiniões alheios.
02. Não. Acredito que alguém só consegue ser completamente feliz quando passa a ser aceito por aquilo que realmente é.
03. Hoje os alunos preferem optar por profissões que iram lhes proporcionar uma melhor condição financeira, às vezes não é nem um curso que lhes agrada, mas só o fato do curso estar relacionado a uma posição social alta já faz-se como possível escolha.
04. Em sua maioria servem como meios alienadores.
05. A alienação ocorre quando alguém passa a ser influenciado por ideias e opiniões alheias. Isso a acontece muito por meios como a mídia, que muitas vezes passam a ser a completa opinoão de alguém.

Grazielly Stéfany

Anônimo disse...

resposta=01 Alienação refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios. resposta=02 thamillys

Anônimo disse...

a Alienacao e a tendencia da falta de capacidade de agir por si mesmo e acaba levando a loucura..
fram fontinele
3anoA

Anônimo disse...

nao eu nao me sinto feliz,pois as pessoas eram pra ser aceito do jeito que eh e nao mudar para ser aceito na sociedade.
fran fontinele
3anoA

Anônimo disse...

1º-Não ter a capacidade de agir por si mesmo.
2º-Não,porque cada pessoa deve ter sua opinião formada em relação há alguma coisa.
3º-Muitas pessoas tentam influir na opinião, mas aquela pessoa que tem sua opinião formada não se deixará ser influido pois vai fazer o que gosta.
4º-Elas podem ou não nos alienar dependendo do ponto de vista de cada pessoa, pois a mídia tem o poder de persuassão ela tenta formar nossa opinião.
5º-A partir do momento em que sentimos excluidos da sociedade, então a mídia impõe atrativos esses podendo ser ou não verdadeiros para influenciar a vida de uma pessoa.

Alanny
Ruana Kayrén
Ana Keule
3ºano "A" manhã

Anônimo disse...

R1 : Uma pessoa alienada é uma pessoa que faz que as outras que lhe aliene..
R2: Nao pois acho que as pessoas tem que ser aceita pelo oque elas sao e nao pelo que as outras pessoas querem que eles sejam .
R3 : Acho que a maioria escolhem pelo dinheiro é não pelo que gostam.
R4 : Os meios de comunicação são os maiores vilãos da alienação pois como esta tipo na moda a pessoa vai compra porque todos tem é porque passa na tv..
R5 : A alienação ocorre quando as pessoas são influenciadas por outras e ate por propagandas..

Maycon Costa 3º A

Anônimo disse...

1- A falta de capacidade de agir consciente consigo mesmo, uma pertubação mental, onde se anula a personalidade individual.
2- Não, pois para me sentir bem na sociedade presiso ter meus proprios pensamentos. Minha identidade.
3- muitos se especializam porque é beneficiado pela sociedade, e não para satisfazer uma vontade própria.
4-A tecnologia causa grande fusão na cabeça do individuo,fazendo que o mesmo mude de opinião.Influenciando ao consumismo exagerado.
5-Principalmente através dos meios de comunicação,onde é transmitido opiniões que acabam fazendo uma lavagem na cabeça do individuo,adentrando segmentos de outra realidade.


Alanna e Ana Kelly 3º A MANHÃ

Anônimo disse...

1.A palavra alienação pode ter várias definições mas para a filosofia, ela refere-se a questão do raciocínio do indivíduo de pensar por si proprio em relação a algo posto pela sociedade.

2.a felicidade vem junto com o prazer,devemos fazer o que gostamos e não o que querem que a gente faça para ser aceito em um determinado ambiente.

3.nem sempre a escolha é fácil, muitos se deixam levar pela influência da família ou dos amigos e esqueçem do que realmente querem.

4.os meios de comunicação tem como aliado as propagandas, que na maioria tornam as pessoas alienadas, dizendo a elas o que comprar e o que usar.

5.os meios de comunicação, a falta de raciocínio por si próprio,infuência de outras pessoas sendo ela da familía ou não e o desejo de se encaixar em um grupo na sociedade atual.
Renata Santos

Anônimo disse...

03;cada pessoa tem o dereito de fazer suas proprias escolhas.
04;acho que sim, pois trás imformações que podem ajuda em alguma coisa.
05;ocorre apartir do momento que a pessoa se deixa dominar-se por ela.

Postar um comentário

VOCÊ LEU? COMENTE AQUI!!!