Instruções de uso!!!

Olá. Caros amigos e alunos!!!

Se vocês estão lendo isto agora, é por que estão a procura de informações e ferramentas de estudo que possam auxiliá-los na construção de seus conhecimentos. Portanto, estarei disponibilizando semanalmente: Plataformas interativas, textos, vídeos, links para resumos, etc tudo para contribuir no seu aprendizado. Bons estudos.


segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

GEOGRAFIA - 3º ANO / TANCREDO NUNES

Exercícios - 3º ANO

01. (PUC/RJ-98) A expansão do cultivo de soja no Brasil pode ser avaliada por meio da análise dos seguintes dados:
Brasil           (área de lavoura)                  Soja (área cultivada)
1950 -         19 000 000 ha                     1950 - 100 000 ha
1990 -         55 000 000 ha                     1990 - 12 000 000 ha

Sobre a expansão da soja assinale a alternativa incorreta:

a. a expansão do cultivo da soja, no sul do país, se fez em prejuízo das pequenas propriedades.
b. a expansão da soja se fez em detrimento de áreas produtoras de arroz, feijão, mandioca . produtos importantes para a alimentação básica da população brasileira.
c. o cultivo de soja ocupou importantes áreas da fronteira agrícola, com relações de trabalho assalariadas e objetivando atender ao mercado consumidor externo.
d. a expansão da soja criou condições de preservação ambiental ao alternar suas áreas de cultivo com áreas do cerrado e florestas tropicais úmidas, além de impedir a prática da queimada.
e. o cultivo de soja criou, nas áreas centrais do país, um complexo produtivo que envolve desde o uso de máquinas e insumos agrícolas até a criação de vias mais eficientes de transporte.

02. (UNIFOR-97) Sobre a questão agrária brasileira, é correto afirmar:

a. os grandes proprietários monopolizam a maioria das propriedades rurais, estando todas elas exploradas de forma intensiva;
b. os conflitos pela terra no Brasil estão relacionados com o processo da concentração fundiária;
c. os pequenos proprietários de terras agrícolas possuem áreas suficientes para permitir vida decente e boa alimentação a suas famílias;
d. com a expansão do capitalismo no campo, os grandes proprietários passaram a investir na agricultura para o mercado interno;
e. as transformações que vêm ocorrendo nas relações de trabalho no campo brasileiro estão relacionadas com os processos de divisão de terra para a reforma agrária.

03. (FGV-95) Uma parte cada vez mais extensa do espaço agrário brasileiro vem passando por um processo de capitalização da produção de máquinas, motores e vários outros elementos destinados a racionalizar a produção. Assim evidenciam-se áreas agrícolas .ricas. ao lado de áreas .pobres. que se refletem na produtividade e, sobretudo, na população que exerce atividades rurais.

Assinale a alternativa que está diretamente contida no texto.

a. as máquinas destroem a camada mais superficial da terra, o que provoca erosão e lixiviação do solo agrícola.
b. o empobrecimento de parte dos agricultores não afeta a sociedade como um todo, fato que representa estímulo à modernização da agricultura.
c. o enriquecimento de parcela dos proprietários agrícolas reflete favoravelmente no conjunto da população rural porque vem acompanhado de redistribuição de renda.
d. a introdução de capital no campo reduz a necessidade de mão-de-obra promovendo a concentração de terras e de recursos.
e. a modernização do campo retardou o ritmo das transformações nas relações de trabalho da mão-de-obra rural.

04. (Pucamp-97) Associando as colunas, não há correspondência para:
( ) lavradores que, com suas famílias, ocupam terras sem títulos de propriedade para cultivá-las.
( ) fazendeiros ou empregados que, conseguindo títulos de propriedades, invadem terras devolutas já ocupadas.
( ) pequenos proprietários rurais que se empregam fora de suas terras em alguns meses do ano, por não garantir o sustento com seus minifúndios.
( ) agricultores que alugam a terra e pagam em dinheiro pelo uso.

a. arrendatário
b. posseiros
c. bóias-frias
d. assalariados temporários
e. grileiro

05. (FUVEST-2000) Sobre as reservas indígenas no Brasil, é correto afirmar que:
a. estão preservadas e livres do desmatamento.
b. reverteram a tendência à desagregação dos povos indígenas.
c. estão a salvo da ação das mineradoras e madeireiras devido à atual legislação.
d. foram criadas segundo modelo das Reservas da Biosfera proposto pela UNESCO.
e. atraem estrangeiros, interessados em usar o conhecimento indígena sobre plantas na indústria farmacêutica.



26 comentários:

Anônimo disse...

1d;2b;3D;4C;5B!
DUPLA;ANTONIA NAVEGANTES E TALINY NANY.3 ANO "D" TARDE.

Anônimo disse...

1.d
2.b
3.d
4.c
5.b

dupla;Francisca Tatiane e Milena Batista.

Anônimo disse...

1)D
2)D
3)D
4)d,b,c,e,a
5)A

Equipe:
Tiago, Cleiton, Roberia, Raiane.

Anônimo disse...

1-'D'
2-'C'
3-'d'
4-'c'
5-'b'


3- 'D'
Dupla;Lanna Michelly e Talita silene

Anônimo disse...

equipe:Lorran e Manoel
gabarito:1-d;2-d;3-d;4-d,c,-5-a.

Anônimo disse...

Raelly,Janay,Romário Costa, Jessica.

1ª- D
2ª-D
3º-d
4ª-D-B-C-E-A
5ª-A

Anônimo disse...

1.D
2.E
3.D
4. e,b,d,a
5.A

Ramiro e Sâmia

Anônimo disse...

1.D
2.D
3.D
4.D,B,C,E,A
5.A
janiele e joseane 3 ano D

Anônimo disse...

1-(D)
2(C)
3(B)
4(C)(B)(D)(A)
5(B)


BRUNA OLIVEIRA
TALITA 3ANO D

Anônimo disse...

1-b
2-d
3-a
4-a
5-b

Anônimo disse...

1.D
2.E
3.D
4. e,b,d,a
5.A

Jonas,jaciela,gleiciane

Anônimo disse...

1.D
2.E
3.D
4. e,b,d,a
5.A

3 ano "E"
Equipe; Jonas;jaciela,gleiciane conceição

Anônimo disse...

1-(E)
2-(E)
3_(E)
4-(D,B,A,E)
5-(E)
PRISCILA,E MARILENE 3 ANO E
TARDE.

Anônimo disse...

1-d
2-e
3-d
4-{e,b,d,a}
5-a

ALESSANDRO E MAILTON 3 ANO ´´E`

Anônimo disse...

1-a
2-d
3-d
4-d.b.a.c
5.d

karyne e junior 3 ano "E" tarde

Anônimo disse...

1:alternativa D
2:alternativa D
3:alternativa A
4:E,D,A,B
5:alternativa D

Equipe:Leandro teles
Tatiane Alves
3:ano E tarde

Anônimo disse...

1-(D)
2-(B)
3-(D)
4-(E,B,A,D)
5-(A)
carleone 3 ano E

Anônimo disse...

1 d
2 d
3 a
4 e,b,a,d
5 b

bruno ;lázaro ( 3º ano "e" tarde )

Anônimo disse...

respostas
1°A
2°E
3°E
4°C, B,D,A
5°E

Thaís ,M° de Fátima, Samuel ,M° de Jesus ,Nayara.

Anônimo disse...

1-d 2-d 3-a
4-e,b,a,d
5-d
ana alice 3º ano ´e´

Anônimo disse...

1=A 2=D 3=A 4=D,A,B,E 5=B EUNICE CARDOSO 3´E´ TARDE

Anônimo disse...

1=a 2=e 3=e 4=-c-b-d-a 5=e MIRNA ALVES 3' E

Anônimo disse...

1.d
2.b
3.d
4.b,e,d,a
5.b
Italo,Gleyciane Sousa e Renato
3 ano "e"

Anônimo disse...

1ª) (D)
2ª) (B)
3ª) (D)
4ª) (B),(E),(D),(a).
5ª) (b)
Ayla, Welinton.

Anônimo disse...

1.d
2.b
3.b
4.C,B,D,A
5.B

RONAICO 3 ANO E TARDE

Anônimo disse...

1º(D)
2º(D)
3º(D)
4º(E)(B)(A)(D)
5º(C)
Equipe: Isamara e Railane
3ª ano "E"

Postar um comentário

VOCÊ LEU? COMENTE AQUI!!!