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Olá. Caros amigos e alunos!!!

Se vocês estão lendo isto agora, é por que estão a procura de informações e ferramentas de estudo que possam auxiliá-los na construção de seus conhecimentos. Portanto, estarei disponibilizando semanalmente: Plataformas interativas, textos, vídeos, links para resumos, etc tudo para contribuir no seu aprendizado. Bons estudos.


quinta-feira, 17 de março de 2011

EEEM TANCREDO NUNES DE MENEZES
“Educando e humanizando pela democracia”
Filosofia 2º ANO Turmas H/I/J

TÍTULO: O CONTEXTO E INFLUÊNCIAS DE DESCARTES

Quando Descartes nasceu, em 1596, a Europa passava por uma re¬volução importante nas ciências. Galileu já usava em 1610 o telescópio para detectar as fases de Vênus e publicava, no mesmo ano, uma obra chamada O mensageiro das Estrelas na qual dava conta da descoberta de quatro satélites ao redor de Júpiter. Esse dado, conjugado com muitos outros, chocava-se com a astronomia ptolomaica, segundo a qual todos os astros giravam em torno da Terra.

A Europa de Descartes ainda estava, no entanto, sob o efeito da longa tradição medieval que durante séculos valorizou os estudos teológicos em detrimento dos fenômenos naturais. O que teria levado a Igreja a retardar durante tanto tempo o avanço do conhecimento científico? Segundo o físico e historiador da ciência Marcelo Gleiser, para se entender esse fato é preciso entender o contexto político que se formou desde o século IV d.C. Devemos lembrar que a Igreja sempre foi uma guardiã, no sentido literal, de todo o saber que foi transmito pelos antigos.

Mas esse zelo também impedia que teorias modernas ganhassem espaço e ameaçassem o conhecimento tradicional. O pensamento cartesiano não deixa de se chocar com esse panorama. Sua física, por exemplo, diz que os dois principais conceitos do universo são “matéria” e “movimento”. Não há para Descartes, como havia para os teólogos católicos e aristotélicos, algum tipo de finalidade no mundo, ou seja, um sentido e função prévios definidos por alguma inteligência divina.

A biologia cartesiana também entra em conflito com a descrição medieval do homem. Para Descartes o corpo humano tem a estrutura de uma máquina, funcionando em perfeita harmonia como um relógio. Para os medievais o que move o corpo é a alma, mas Descartes não aceita isso. Para ele o corpo deve ser explicado a partir de sua estrutura física: veias, sangue, circulação, cérebro, músculos, membros, etc. É uma revolução que deixou perplexa sua época. O corpo em Descartes deixava de ser um receptáculo do espírito para se tornar um mecanismo complexo ao alcance da compreensão e estudo humanos.


PESQUISA (EQUIPES DE 5 A 7 ALUNOS)
1. Realize uma pesquisa sobre Descartes e escreva um texto de uma pagina discorrendo sobre: biografia; principais obras e atividade intelectual. (este texto deve está localizado logo após a introdução).
2. Faça uma pesquisa sobre a atmosfera intelectual que cercava Descartes, buscando informações sobre os seguintes filósofos, astrônomos e matemáticos
a) Nicolau Copérnico (1473-1543);
b) Johannes Kepler (1571-1630);
c) Galileu Galilei (1564-1642).

Elabore um relatório(um texto) em que contemple de cada um dos influenciadores de Descartes:
a) biografia;
b) principais obras;
c) descobertas e atividade intelectual;
d) disputas com o Santo Ofício,

Esta atividade deve conter:
1. Capa:
2. Contra-capa:
3. Índice: Trabalho escrito
4. Introdução:
5. Desenvolvimento:
6. Conclusão:
7. Confecção de cartazes em papel madeira ou cartolina que deverá conter imagens, e informações sobre os filósofos.

Será avaliado: aprofundamento na pesquisa(2pts), organização do trabalho escrito(2pts), qualidade da escrita dos textos(3pts), Produção de material visual (1pt).

O prazo de entrega da atividade será até a segunda semana de abril (11 a 15 de abril).

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