Instruções de uso!!!

Olá. Caros amigos e alunos!!!

Se vocês estão lendo isto agora, é por que estão a procura de informações e ferramentas de estudo que possam auxiliá-los na construção de seus conhecimentos. Portanto, estarei disponibilizando semanalmente: Plataformas interativas, textos, vídeos, links para resumos, etc tudo para contribuir no seu aprendizado. Bons estudos.


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

COMO FAZER UMA RESENHA DE FILME


Uma Resenha deve conter:
Dados completos de uma aventura ou filme, composta de: Sinopse, História, Ambientação, Personagens, Curiosidades, Depoimento.

a) Sinopse - Um máximo de cinco linhas que revela o que estará contido no roteiro da aventura (considerando tamanho 12 em fonte arial). São poucas linhas que devem dar uma idéia geral de toda a história.

b) História - Geralmente esta é a parte maior da resenha, pois embora escrita de forma resumida, pode chegar a 25 ou 50 linhas (ou até mais se a aventura se desenrolar por três, quatro ou mais revistas). É desejável que a resenha não conte o final da história, instigando a curiosidade em quem já leu a aventura para ler novamente e, em quem não leu, para tentar encontrar a revista resenhada.

c) Ambientação: (tempo e espaço) - Parte geralmente muito pequena, que fica em torno de 5 a 10 linhas, pois é uma breve descrição dos locais onde se passam as ações da aventura: a época, o País, o Estado, as cidades, os vilarejos, acidentes geográficos, delegacia, desertos, etc. (não necessita que siga esta mesma ordem)

d) Personagens - Todos os principais que participam da história.

e) Curiosidades - A critério de cada aluno: podem ser coisas curiosas da história, dos personagens, incongruências no argumento, falhas na arte, etc. Quanto a tamanho, pode ser do tamanho que o colaborador julgar necessário, mas recomendamos nunca ultrapassar o tamanho do texto escrito na parte HISTÓRIA.

f) Depoimento - Sua opinião pessoal sobre a aventura resenhada: história, arte, personagens, filme como um todo ou livro, etc.

Fonte: Site TEXBR, José Luiz Fion (Dr. em Letras – USP) e Francisco Platão Savioli (Dr. Em Comunicação ECA-USP)


7 comentários:

Anônimo disse...

Gostei, só faltou um exemplo para esclarecer melhor.

Anônimo disse...

excelente!tudo o que eu estava querendo saber,para fazer uma ótima resenha.

Belle disse...

ÓTIMO!I Muito obrigada

Denis disse...

só faltou um exemplo

Denis disse...

Falto exemplo

Unknown disse...

Excelente! Espero poder contar com outras ótimas orientações como essa! Obrigada.

Anônimo disse...

eu li

Postar um comentário

VOCÊ LEU? COMENTE AQUI!!!