Instruções de uso!!!

Olá. Caros amigos e alunos!!!

Se vocês estão lendo isto agora, é por que estão a procura de informações e ferramentas de estudo que possam auxiliá-los na construção de seus conhecimentos. Portanto, estarei disponibilizando semanalmente: Plataformas interativas, textos, vídeos, links para resumos, etc tudo para contribuir no seu aprendizado. Bons estudos.


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Resultado Final da I Olimpíada de História do Ceará


Em 2011, com a valorosa colaboração do Prof. Daniel De Sá Aguiar conseguimos por em prática o projeto da I Olimpíada de História do Ceará na E.E.M. Tancredo Nunes de Menezes. E neste momento, divulgamos os vencedores da olimpíada que serão premiados no durante o VI English Festival. São elas:



1º Lugar: Os Avexados (155 pts)
2º Lugar: TUFFeminina (144 pts)
3º Lugar: Ibiapabanos (141 pts)

Agradecemos a participação de todos, e contamos com vcs em 2012!!!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

COMO FAZER UMA RESENHA DE FILME


Uma Resenha deve conter:
Dados completos de uma aventura ou filme, composta de: Sinopse, História, Ambientação, Personagens, Curiosidades, Depoimento.

a) Sinopse - Um máximo de cinco linhas que revela o que estará contido no roteiro da aventura (considerando tamanho 12 em fonte arial). São poucas linhas que devem dar uma idéia geral de toda a história.

b) História - Geralmente esta é a parte maior da resenha, pois embora escrita de forma resumida, pode chegar a 25 ou 50 linhas (ou até mais se a aventura se desenrolar por três, quatro ou mais revistas). É desejável que a resenha não conte o final da história, instigando a curiosidade em quem já leu a aventura para ler novamente e, em quem não leu, para tentar encontrar a revista resenhada.

c) Ambientação: (tempo e espaço) - Parte geralmente muito pequena, que fica em torno de 5 a 10 linhas, pois é uma breve descrição dos locais onde se passam as ações da aventura: a época, o País, o Estado, as cidades, os vilarejos, acidentes geográficos, delegacia, desertos, etc. (não necessita que siga esta mesma ordem)

d) Personagens - Todos os principais que participam da história.

e) Curiosidades - A critério de cada aluno: podem ser coisas curiosas da história, dos personagens, incongruências no argumento, falhas na arte, etc. Quanto a tamanho, pode ser do tamanho que o colaborador julgar necessário, mas recomendamos nunca ultrapassar o tamanho do texto escrito na parte HISTÓRIA.

f) Depoimento - Sua opinião pessoal sobre a aventura resenhada: história, arte, personagens, filme como um todo ou livro, etc.

Fonte: Site TEXBR, José Luiz Fion (Dr. em Letras – USP) e Francisco Platão Savioli (Dr. Em Comunicação ECA-USP)


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Atividade de Sala - 2º ano

A proposta aqui é elaborar um resumo das principais revoltas do Período Regencial preenchendo a ficha disponível em http://www.sendspace.com/file/321le1. O arquivo, após concluido o resumo, deverá ser salvo em PDF e enviado para o seguinte email rondys22@hotmail.com, até as 17 horas desta segunda feira.  

Como estudar história

Encontrei este artigo no blog http://www.historiadigital.org/2009/06/como-estudar-historia-primeira-parte.html.%20. Através de um roteiro simples, você sintetiza o conjunto de conhecimentos necessários para evitar estudar história através da decoreba de fatos e datas. Aliás, uma habilidade importante, considerando as mudanças esperadas no vestibular.
Estas dicas valem, especialmente, para alunos do ensino fundamental e médio.

1- Situe o fato no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado fato histórico é condição elementar para saber história.

2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos.

3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato.

4- Compreenda o fato: isto é, entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.

5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico.

Aplicação

Exemplo de aplicação deste roteiro:

a) Fato Histórico: Primeira Guerra Mundial.

b) Espaço e Tempo: Europa, de 1914 a 1918.

c) Contexto Histórico: Imperialismo, Política de Alianças, Paz Armada.

d) Causas: Disputa de mercados imperialistas, Divergências político-econômicas, Revanchismos, Nacionalismo.

e) Evento: A guerra, O início, Blocos militares em conflito, Etapas, O término.

f) Consequências: Tratado de Versalhes, Fim da hegemonia européia, Surgimento de novas nações, EUA como potência mundial, Criação da Liga das Nações, Revanchismo alemão, Fortalecimento do nazi-fascismo.

É trabalhoso também, mas vale a pena. Precisamos, urgentemente, romper com o ensino de história baseado na decoreba e este é um caminho legal. Aguadamos novas sugestões de como aplicar este roteiro, escolha um fato histórico e mande ver nos comentários.



Dicas para não esquecer o que lê!

Queridos alunos, encontrei estas dicas no site do Prof. Michel e copiei para vocês porque são MUITO importantes. Visitando o site dele vocês encontram referências a outros sites que tratam do mesmo tema.

1- Concentre-se, Pay Attention, Atención!: parece óbvio, mas sem concentração, não há retenção do conteúdo. E concentração exige persistência. Não importa a língua...

2- Esteja em um ambiente propício e estimulante à leitura: se escutar MP3 ou assistir televisão desviam sua atenção, procure se afastar destes aparelhos.

3- Leia mais de uma vez: Comece com uma leitura superficial, seguindo de uma leitura mais aprofundada: é interessante conhecer o conteúdo geral de um texto antes de esmiuçá-lo. Dar uma passada rápida no título, imagens e tópicos principais, facilita na hora de interpretá-lo.

4- Traduza as palavras que você não entende: um texto só é compreendido na medida em que o vocabulário é conhecido. Portanto, mantenha um dicionário bem pertinho de você.

5- Sublinhe as idéias principais: marcar as idéias centrais de um texto ajudam a fixar o conteúdo e organizar as idéias. Assim, tenha em vista um lápis ou marca-texto. Se o texto não for seu, transcreva o trecho em outro local.

6- Faça anotações: talvez esta seja a dica menos popular. Ao fazer anotações com suas próprias palavras, as idéias do texto permanecem na memória durante muito tempo, melhorando a escrita, a criatividade e a capacidade de resumir.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

OLIMPÍADA DE HISTÓRIA DO CEARÁ: CONSIDERAÇÕES FINAIS



Estamos muito felizes com o resultado da I Olímpíada de História do Ceará. Conseguimos atingir quase 70% das salas da escola nos três turnos. A adesão dos alunos, deu-se devido a carência de conhecimento da história do nosso estado, fato este causado pelo obscurantismo do ensino da história local que coloca o estudante à margem da construção do processo histórico.

Esta primeira etapa do projeto visou o aprendizado e a busca por possibilidades didático-metodológicas acerca da história regional que podem ser desenvolvidas no Ensino Fundamental e Médio. Esperamos que em 2012, juntamente com escola, possamos expandir esta prática e atingir 100% dos alunos e levar a história da Capitania do Siará Grande, ao maior número de estudantes, para que a ignorância sobre nossas próprias raizes seja ofuscada pela luz do conhecimento.

Chegamos ao final deste projeto, com a sensação do dever cumprido, e a convicção de que muito temos a melhorar. Em breve faremos a premiação das equipes vencedoras.



A TODOS QUE PARTICIPARAM, O NOSSO MUITO OBRIGADO.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

JECTAN - 2011


Assim como em 2010, a EEM Tancredo Nunes dá um show de organização na edição 2011. Contando com a participação de quase a totalidade dos alunos, vimos que a proposta de 2011 que abordava "um ambiente gerador de paz", foi entendida pelos alunos.
A prova foram os jogos interclasse organizados pela Profa. Monique e o Prof. Leandro, realizados neste último sábado e domingo (03 e 04), que contou com mais de vinte equipes, onde a interação entre os três turnos foi o ponto máximo da festa.
Esperamos que 2012, essa integração seja ainda maior e que consiga-se atingir os 100% de participação dos alunos. 

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Surgimento do Fascismo e do Nazismo


O período do entre - guerras (1919-1939) foi a época do descrédito e da crise da sociedade liberal. Essa sociedade, agora desacreditada, foi forjada no século XIX, com a afirmação de que o capitalismo como sistema econômico era "perfeito". As nações imperialistas européias tinham a hegemonia do mundo e, por isso, a ótica de encarar o futuro de forma entusiástica e otimista.Após a guerra a euforia e otimismo foram substituídos por um pessimismo que beirava o descontrole. Esse pessimismo era sentido entre os intelectuais de classe média, e se manifestou principalmente no antiplarlamentarismo, no irracionalismo, no nacionalismo agressivo e na proposta de soluções violentas e ditatoriais para solucionar os problemas oriundos da crise. Portanto com tais características o cenário tornou-se propício para o surgimento dos ideais nazifascistas.

A charge reproduz o contexto da época: Alguem sabe qual é a saída para a Crise de 29? Eu, eu sei senhor!!



 A Charge acima demonstra de forma lúdica o cenário do continente europeu. Neste ambiente de incertezas, após a crise de 1929, o futuro das nações era tenebroso. Os questionamentos sobre quais atitudes tomar para apaziguar a apatia geral não encontravam respostas confiáveis dos governos de cunho democráticos. Nesta falta de respostas das democracias em passar confiança de melhores dias surge a oportunidade que as doutrinas autoritárias precisavam para ter voz. Nazismo e Fascismo constituíram-se uma forma de governo autoritária, cujo auge deu-se na década de 1920-30 e que pretendia ter rígido controle da vida nacional e dos indivíduos de acordo com ideais nacionalistas e mais freqüentemente militaristas.

Caracterizando

Portanto autoritarismo, nacionalismo e militarismo constituiam características peculiares dos regimes totalitários. Além destas características acrescente o culto ao líder. Os interesses opostos seriam resolvidos mediante total subordinação do cidadão ao Estado, exigindo-se uma lealdade incondicional ao líder no poder. O Nazifascismo baseia suas idéias e formas num conservadorismo extremado, constituindo-se uma ditadura capitalista de extrema-direita, produto da crise pós-I Guerra Mundial, da crise do liberalismo e do crescimento do comunismo. Em outras palavras, o nazifascismo foi a resposta da burguesia para a grave crise que atingia o capitalismo no início do século XX. Assim, não se pode “personalizar” tais regimes: se Hitler e Mussolini não tivessem implantado suas ditaduras, outros o fariam, pois era uma exigência do grande capital.

Nazismo e Fascismo. Farinha do mesmo saco!

Nazismo e Fascismo foram, em princípio, o mesmo fenômeno. Suas diferenças se devem, conforme veremos adiante, às particularidades históricas de cada país. O Nazismo surgido na Alemanha foi apenas uma forma mais desenvolvida de Fascismo, que se originou na Itália. A palavra Fascismo originando-se do termo latino “fasces”, nome dado a um feixe de varas amarrado a um machado, que simbolizava a autoridade à época do Império Romano. Mussolini se apropriou da palavra e deu o nome de Fascismo ao Estado forte que pretendia criar. A partir daí, o termo passou a designar uma série de estados e movimentos totalitários no período entre a I e a II Guerra Mundial (1939-45), e cujo exemplo mais extremado foi o Nazismo alemão.

A Alemanha após a Crise de 1929 - Um terreno fértil para as idéias do Nazismo.

Vejamos primeiro a situação que se encontrava a Alemanha. A assinatura do tratado de Versalhes no final da Primeira Guerra Mundial deixou a Alemanha humilhada e despojada de suas possessões. Perdeu seus territórios coloniais e, na Europa, a Alsácia-Lorena e a Prússia Oriental. Os países vencedores limitaram o tamanho do Exército e da Marinha alemães, e o país foi obrigado a pagar pesadas indenizações de guerra que logo provocaram o colapso da economia e causaram desemprego em massa. A situação tornou-se catastrófica após a crise do capitalismo - A crise de 1929.

Assim, foi numa Alemanha envenenada pelo descontentamento que Adolf Hitler ergueu a voz pela primeira vez. Apelando para a convicção do povo alemão, brutalmente oprimidos pelos vencedores da guerra, logo conseguiu uma larga audiência. Falava de grandeza nacional (nacionalismo) e da superioridade racial nórdica (raça superior), denunciava judeus (segregacionismo) e comunistas como aqueles que haviam apunhalado a Alemanha pelas costas e levado o país à derrota. Hitler tentou um fracassado golpe denominado de "putsh" que resultou na sua prisão. Encarcerado elaborou o programa que continha a ideologia central do nazismo descrito na obra "Mein Kempf" (Minha Luta). Através do programa intensivo de propaganda criou o Partido Nacional-Socialista (Partido Nazista) com ascensão meteórica já que 1932 tinha 230 lugares no Parlamento alemão e cerca de 13 milhões de adeptos.

Mas como explicar o crescimento exponencial de um partido "nanico"? O crescimento do nazifascismo só pode ser explicado a partir do medo dos capitalistas face ao crescimento do socialismo soviético (o perigo vermelho) e o aumento da luta de classes nos países europeus. Pela lógica dos capitalistas era preferível viabilizar uma ditadura de extrema direita que combatia as idéias do socialismo do que perderem todo seu "capital" para as idéias de Karl Marx. Portanto foi desta forma que um pintor medíocre e cabo da Primeira Grande Guerra ganhou espaço e bem acorbertado pessoas poderosas chegou ao posto de ditador pela via diplomática. Os grandes grupos empresariais alemães e bancos dos EUA financiaram ativamente o partido nazista a exemplo da Siemens, Thyssen, Basf, Bayer entre outros.

Depois da morte do Presidente Hindenburg, em 1934, o poder de Hitler tornou-se absoluto. No verão deste mesmo ano, eliminou implacavelmente os rivais e, desprezando a regra de lei, estabeleceu um regime totalitário.

"Exigimos terras para alimentar o nosso povo e nelas instalar nossa população excedente". Este brado do programa do Partido Nacional Socialista (NAZI), começa a ser posto em prática. A preocupação primária de Hitler durante esse período foi com a necessidade alemã de Lebensraum, expressão alemã que significa espaço vital, um dos itens principais do programa do partido nazista. Para transpor a condição de nação de segunda categoria para principal potência mundial, era primordial espaço para expandir-se, e se precisava comportar uma população em rápido crescimento exigindo prosperidade, necessitava de terras para cultivo e matérias-primas para energia e indústria. Foram com estas justificativas que Hitler e o nazismo cooptaram milhões de seguidores a sua causa esquizofrênica.

O engodo de Mussolini - a Fachada para o Fascismo

Na Itália o Fascismo também encontrou um ambiente favorável. Regime político de caráter autoritário do período entre-guerras (1919-1939). Originalmente é empregado para denominar o regime político implantado pelo italiano Benito Mussolini. Suas principais características são o militarismo, o totalitarismo, que subordina os interesses do indivíduo ao Estado; o nacionalismo, que tem a nação como forma suprema de desenvolvimento; e o corporativismo, em que os sindicatos patronais e trabalhistas são os mediadores das relações entre o capital e o trabalho.

As ditaduras eram comuns na época - A democracia havia falhado.

Na Espanha com Francisco Franco e em Portugal com Salazar configuram como outros exemplos da proliferação dos estados totalitários na Europa. Porem esta onda de desconfiança nas democracias liberais alastra-se através do Oceano Atlântico e vem aportar no Brasil. A ditadura de Vargas imposta pelo Estado Novo configura esta característica do cenário mundial em apontar para o apoio aos regimes ditatoriais, conforme abordamos no período denominado a Era Vargas.