Instruções de uso!!!

Olá. Caros amigos e alunos!!!

Se vocês estão lendo isto agora, é por que estão a procura de informações e ferramentas de estudo que possam auxiliá-los na construção de seus conhecimentos. Portanto, estarei disponibilizando semanalmente: Plataformas interativas, textos, vídeos, links para resumos, etc tudo para contribuir no seu aprendizado. Bons estudos.


sexta-feira, 30 de março de 2012

ATIVIDADE DE ANÁLISE DO FILME CANUDOS

E.E.M. Tancredo Nunes de Menezes
“Educando e humanizando pela democracia”
Ano 2012
Prof. Rondinelly - HISTÓRIA – 3º ANO

Atividade: História e Cinema
Requisito parcial de nota do 1º bimestre



Filme: A Guerra de Canudos

O filme A Guerra de Canudos, dirigido por Sérgio Rezende e produzido por Mariza Leão, é uma superprodução brasileira filmada na região onde se passaram os fatos. Foi lançado em 1997, 100 anos após essa guerra, que causou a destruição do povoado. O filme pode ser encontrado em vídeo, distribuído pela Columbia Tristar Home Video, tem duração de 180 minutos e foi exibido também na televisão como minissérie. O objetivo do filme é retratar a Guerra de Canudos, mas é bom lembrar que se trata da versão do diretor sobre os acontecimentos, apresentados segundo sua opinião.



Procure observar o seguinte:

1. Época e local dos acontecimentos;

2. Período da História do Brasil a que corresponde e quem governava o país na época;

3. Condições de vida e problemas enfrentados pela população do sertão nordestino na época e o que fazia para sobreviver;

4. Quem tomava as decisões nas famílias do sertão nordestino;

5. Quem foi Antônio Conselheiro e quais eram suas idéias (o que defendia, o que combatia, por que, como definia o regime republicano e por que as pessoas o seguiam);

6. Quando, como, onde e por quem foi fundado o povoado de Belo Monte ou arraial de Canudos;

7. O que Antônio Conselheiro propôs a seus seguidores ao fundar Canudos;

8. Como eram as casas e as condições de vida em Belo Monte;

9. O que aconteceu com muitos povoados do Nordeste após a fundação de Belo Monte;

10. Armas e modo que os moradores de Belo Monte usaram para enfrentar o primeiro ataque;

11. Armas e modo que os moradores de Belo Monte usaram para enfrentar outros ataques, o que os motivava a lutar e a quem atribuíam a culpa pela guerra;

12. Como a população de Belo Monte era considerada pelos de fora;

13. Como Conselheiro se referia aos soldados do Exército;

14. Como a imprensa relatava ao país os acontecimentos de Canudos e por que acontecia isso;

15. Sentimentos que Antônio Conselheiro despertava nas pessoas e por que isso acontecia;

16. O que aconteceu com o povoado de Belo Monte e sua população em outubro de 1897;

17. Quem criticou a atuação do comandante das tropas do Exército e por que criticou.

18. Em sua opinião, por que o presidente enviou uma mensagem aos soldados e o que pretendia com isso?

19. Dê exemplos a respeito de como o fanatismo religioso estava presente na vida da população de Canudos.

20. Tente fazer sua análise pessoal a respeito dos acontecimentos e do filme.



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A visão de Luis Carlos Veríssimo sobre o BBB.

Recebi este texto por email, supostamente atribuido a escritor Luis Fernando Veríssimo (É cronista e escritor brasileiro)

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Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A nova edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros...todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterossexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE.

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB . Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis? Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores) , carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.

Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo dia.

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, Ongs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$ $$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema...., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , •visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Resultado Final da I Olimpíada de História do Ceará


Em 2011, com a valorosa colaboração do Prof. Daniel De Sá Aguiar conseguimos por em prática o projeto da I Olimpíada de História do Ceará na E.E.M. Tancredo Nunes de Menezes. E neste momento, divulgamos os vencedores da olimpíada que serão premiados no durante o VI English Festival. São elas:



1º Lugar: Os Avexados (155 pts)
2º Lugar: TUFFeminina (144 pts)
3º Lugar: Ibiapabanos (141 pts)

Agradecemos a participação de todos, e contamos com vcs em 2012!!!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

COMO FAZER UMA RESENHA DE FILME


Uma Resenha deve conter:
Dados completos de uma aventura ou filme, composta de: Sinopse, História, Ambientação, Personagens, Curiosidades, Depoimento.

a) Sinopse - Um máximo de cinco linhas que revela o que estará contido no roteiro da aventura (considerando tamanho 12 em fonte arial). São poucas linhas que devem dar uma idéia geral de toda a história.

b) História - Geralmente esta é a parte maior da resenha, pois embora escrita de forma resumida, pode chegar a 25 ou 50 linhas (ou até mais se a aventura se desenrolar por três, quatro ou mais revistas). É desejável que a resenha não conte o final da história, instigando a curiosidade em quem já leu a aventura para ler novamente e, em quem não leu, para tentar encontrar a revista resenhada.

c) Ambientação: (tempo e espaço) - Parte geralmente muito pequena, que fica em torno de 5 a 10 linhas, pois é uma breve descrição dos locais onde se passam as ações da aventura: a época, o País, o Estado, as cidades, os vilarejos, acidentes geográficos, delegacia, desertos, etc. (não necessita que siga esta mesma ordem)

d) Personagens - Todos os principais que participam da história.

e) Curiosidades - A critério de cada aluno: podem ser coisas curiosas da história, dos personagens, incongruências no argumento, falhas na arte, etc. Quanto a tamanho, pode ser do tamanho que o colaborador julgar necessário, mas recomendamos nunca ultrapassar o tamanho do texto escrito na parte HISTÓRIA.

f) Depoimento - Sua opinião pessoal sobre a aventura resenhada: história, arte, personagens, filme como um todo ou livro, etc.

Fonte: Site TEXBR, José Luiz Fion (Dr. em Letras – USP) e Francisco Platão Savioli (Dr. Em Comunicação ECA-USP)


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Atividade de Sala - 2º ano

A proposta aqui é elaborar um resumo das principais revoltas do Período Regencial preenchendo a ficha disponível em http://www.sendspace.com/file/321le1. O arquivo, após concluido o resumo, deverá ser salvo em PDF e enviado para o seguinte email rondys22@hotmail.com, até as 17 horas desta segunda feira.  

Como estudar história

Encontrei este artigo no blog http://www.historiadigital.org/2009/06/como-estudar-historia-primeira-parte.html.%20. Através de um roteiro simples, você sintetiza o conjunto de conhecimentos necessários para evitar estudar história através da decoreba de fatos e datas. Aliás, uma habilidade importante, considerando as mudanças esperadas no vestibular.
Estas dicas valem, especialmente, para alunos do ensino fundamental e médio.

1- Situe o fato no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado fato histórico é condição elementar para saber história.

2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos.

3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato.

4- Compreenda o fato: isto é, entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.

5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico.

Aplicação

Exemplo de aplicação deste roteiro:

a) Fato Histórico: Primeira Guerra Mundial.

b) Espaço e Tempo: Europa, de 1914 a 1918.

c) Contexto Histórico: Imperialismo, Política de Alianças, Paz Armada.

d) Causas: Disputa de mercados imperialistas, Divergências político-econômicas, Revanchismos, Nacionalismo.

e) Evento: A guerra, O início, Blocos militares em conflito, Etapas, O término.

f) Consequências: Tratado de Versalhes, Fim da hegemonia européia, Surgimento de novas nações, EUA como potência mundial, Criação da Liga das Nações, Revanchismo alemão, Fortalecimento do nazi-fascismo.

É trabalhoso também, mas vale a pena. Precisamos, urgentemente, romper com o ensino de história baseado na decoreba e este é um caminho legal. Aguadamos novas sugestões de como aplicar este roteiro, escolha um fato histórico e mande ver nos comentários.



Dicas para não esquecer o que lê!

Queridos alunos, encontrei estas dicas no site do Prof. Michel e copiei para vocês porque são MUITO importantes. Visitando o site dele vocês encontram referências a outros sites que tratam do mesmo tema.

1- Concentre-se, Pay Attention, Atención!: parece óbvio, mas sem concentração, não há retenção do conteúdo. E concentração exige persistência. Não importa a língua...

2- Esteja em um ambiente propício e estimulante à leitura: se escutar MP3 ou assistir televisão desviam sua atenção, procure se afastar destes aparelhos.

3- Leia mais de uma vez: Comece com uma leitura superficial, seguindo de uma leitura mais aprofundada: é interessante conhecer o conteúdo geral de um texto antes de esmiuçá-lo. Dar uma passada rápida no título, imagens e tópicos principais, facilita na hora de interpretá-lo.

4- Traduza as palavras que você não entende: um texto só é compreendido na medida em que o vocabulário é conhecido. Portanto, mantenha um dicionário bem pertinho de você.

5- Sublinhe as idéias principais: marcar as idéias centrais de um texto ajudam a fixar o conteúdo e organizar as idéias. Assim, tenha em vista um lápis ou marca-texto. Se o texto não for seu, transcreva o trecho em outro local.

6- Faça anotações: talvez esta seja a dica menos popular. Ao fazer anotações com suas próprias palavras, as idéias do texto permanecem na memória durante muito tempo, melhorando a escrita, a criatividade e a capacidade de resumir.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

OLIMPÍADA DE HISTÓRIA DO CEARÁ: CONSIDERAÇÕES FINAIS



Estamos muito felizes com o resultado da I Olímpíada de História do Ceará. Conseguimos atingir quase 70% das salas da escola nos três turnos. A adesão dos alunos, deu-se devido a carência de conhecimento da história do nosso estado, fato este causado pelo obscurantismo do ensino da história local que coloca o estudante à margem da construção do processo histórico.

Esta primeira etapa do projeto visou o aprendizado e a busca por possibilidades didático-metodológicas acerca da história regional que podem ser desenvolvidas no Ensino Fundamental e Médio. Esperamos que em 2012, juntamente com escola, possamos expandir esta prática e atingir 100% dos alunos e levar a história da Capitania do Siará Grande, ao maior número de estudantes, para que a ignorância sobre nossas próprias raizes seja ofuscada pela luz do conhecimento.

Chegamos ao final deste projeto, com a sensação do dever cumprido, e a convicção de que muito temos a melhorar. Em breve faremos a premiação das equipes vencedoras.



A TODOS QUE PARTICIPARAM, O NOSSO MUITO OBRIGADO.