Instruções de uso!!!

Olá. Caros amigos e alunos!!!

Se vocês estão lendo isto agora, é por que estão a procura de informações e ferramentas de estudo que possam auxiliá-los na construção de seus conhecimentos. Portanto, estarei disponibilizando semanalmente: Plataformas interativas, textos, vídeos, links para resumos, etc tudo para contribuir no seu aprendizado. Bons estudos.


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

ATIVIDADE DE ANÁLISE DO FILME "O NOME DA ROSA"

PROCESSO PRODUTIVO


A ATIVIDADE DEVERÁ SER FEITA EM DUPLAS E DEVERÁ CONTER CAPA, INTRODUÇÃO E CONCLUSÃO.

Elabore uma ficha técnica contendo:
1. Breve descrição do filme;
2. Enredo do filme;
3. Ideia central;

Depois juntamente com a equipe responda as seguintes questões;
Filme: O Nome da Rosa
Baseado no romance policial homônimo escrito por Umberto Eco.

Conteúdo:
1. História Medieval: A hegemonia católica nos campos da educação e da cultura.
2. Filosofia: Platão / Santo Agostinho; Aristóteles / São Tomás de Aquino.

Questões para análise do filme:

Após discussão com seu grupo de trabalho sobre o filme, respondam atentamente o questionário sobre aspectos importantes abordados no filme “O Nome da Rosa”.

01_ Caracterizem o período denominado como “A Baixa Idade Média” (século XI ao XV), onde se passa o filme, bem como o “Movimento Renascentista” representado no filme pelo monge franciscano William de Baskerville, que adota uma postura humanista e racional e consegue desvendar a verdade por trás dos crimes cometidos no mosteiro.

02_ A Teologia cristã atua de forma bem clara e evidente na sociedade medieval para efetuar a dominação, fundamentada na ideologia do respeito ao sagrado, na adoração de um ser supremo e perfeito; Deus. Agindo assim, a Igreja Católica procura arrebatar todas “as ovelhas possíveis “e as que por ventura se desviarem, serão purificadas pelo fogo (Inquisição). Essa ideologia é levada aos extremos. O personagem que se encaixa nessa análise seria a figura de Bernado Gui, que age cegamente para defender a unidade da igreja e a manutenção da ordem da verdade absoluta. Identifique no filme formas às quais a “Santa Inquisição” recorria para defender a unidade da Igreja.

03_ Podemos atribuir à rosa um referencial para o conhecimento da Idade Média (representado no filme através da literatura contida na biblioteca do mosteiro beneditino), logo subentendemos que O Nome da Rosa é, na verdade, uma alusão ao saber, inacessível e mortal. Em contrapartida, as palavras finais do narrador da história fazem surgir um outro ponto para a atribuição do título do filme. Elas nos remetem à camponesa que teve relações sexuais com o noviço Adso de Melk, despertando nele o amor, cujo nome não é revelado nem mesmo no fim da história. Na opinião do grupo, qual das explicações parece fazer mais sentido? Por que o título: O nome da rosa?

04_ O filme retrata muitos pontos de grande valia, dentre os quais podemos destacar a considerável influência da Igreja sobre todos os assuntos da humanidade (os de cunho religioso e espiritual bem como social, econômico e político da época medieval). Era dentro dela que estava toda a fonte de conhecimento e este não podia, de forma alguma, ser distribuído à sociedade de forma homogênea - a Igreja correria o risco de perder boa parte da sua influência ideológica e de seu poder de controle. Através desse pensamento, justifique o artifício de envenenamento das pontas das páginas de livros da biblioteca.

05- A cena de maior impacto no filme foi quando a camponesa e o noviço tiveram um enlace sexual dentro do mosteiro pelo fato de que os motivos que os levaram a praticar tal ato foram baseados em seus instintos: o do noviço de cunho sexual, de descobrir porque se sentia tão envolvido com aquela camponesa; e o da garota pela prestação de favores aos monges em troca de alimento que era, visivelmente, a sua única forma de alento. Ainda hoje é prática na Igreja Católica o Celibato Clerical (orientação para que os padres não se casem e se dediquem apenas à atividades religiosas). Qual a opinião do grupo sobre essa prática?

06_ São duas as ordens religiosas retratadas no filme: a dos Franciscanos e a dos Beneditinos. A primeira, também conhecida por Ordem dos Frades Menores, está representada na pessoa do frade William de Baskerville (e seu noviço) cujo destino foi um monastério beneditino onde teve de desenvolver pesquisas para a solução de um mistério que envolvia mortes naquele espaço. Ambas as ordens tinham em comum um conceito educacional que imperava na época, sempre direcionado à educação religiosa, teológica. Os beneditinos, desde muito cedo, eram submetidos ao rigor do ofício divino, que estabelecia um cronograma temporal para realização de atividades teológicas aliadas a árduos trabalhos manuais agrícolas para subsistência. A instituição tinha um lema “Ora Et Labora” que quer dizer “Reza e trabalha” e um dos seus preceitos mais valorados era o de incentivar uma convivência comunitária. Comente passagens do filme que confirmam essa tese.

07_ Scriptorium, em tradução literal “um local para escrever”, caracteriza lugar fechado e isolado, destinado a guardar os “tesouros do saber”. Agregava antiquarii, librarii, scriptores e illuminatores monges e não monges, que se colocavam a serviço da produção, preservação, circulação e venda de manuscritos, sendo os responsáveis pela criação de códices em boa parte da Idade Média. Qual a importância dos monges copistas para a preservação da cultura durante a Idade Média?

08_ Tudo o que ia de encontro aos dogmas religiosos eram considerados heresias pela Igreja e no filme há claros exemplos relatados. O riso era tido como uma zombaria ao divino. “Mais amargo que a morte é a mulher”, frase dita por um dos personagens do filme que coloca a mulher num patamar pecaminoso. Símbolos de bruxaria, como o gato preto e a galinha preta, eram também tido como prática de heresias. O aparecimento do Anticristo (presença do demônio no mosteiro beneditino) foi o acontecimento marcante que suscitou a ida do monge William de Baskerville em seu trabalho de investigação. As mortes ocorridas no mosteiro seriam motivo suficiente para que o Papa declarasse o monastério como herege. Contestar o veredicto de um Inquisidor era também considerado heresia. Dentro desse quadro, qual o destino final do mosteiro?

09_ No filme, os camponeses são miseráveis, tratados com ríspida arrogância e desdém pelos monges do mosteiro. Alguns realizavam atividades primárias de subsistência. Não há nenhuma fé clara, nenhuma caridade. Assim, os camponeses medievais viviam de sobras, moravam em casas de madeira de um só cômodo, com telhado de palha e chão batido, vestiam roupas artesanais, e em sua maioria eram analfabetos. Como podemos caracterizar os camponeses atuais? Com quais tipos de problemas hoje eles se deparam?

10_ Quais são as conclusões finais do grupo após a análise do filme?

Prazo para entrega dia 17/09/2013 


domingo, 3 de março de 2013

ATIVIDADE DE ANÁLISE DO FILME NARRADORES DE JAVÉ

EEM TANCREDO NUNES DE MENEZES
“Educando e humanizando pela democracia”
Prof. Rondinelly - 1º ano turma: A - Manhã - 2014

Atividade de análise sobre o filme Narradores de Javé.

Objetivos:
1- Ver a linguagem cinematográfica como uma das maneiras de abordar algumas questões e por outro lado, enxergá-lo sob a ótica do historiador - como fonte histórica para análise da sociedade em que foi produzido.

2- Refletir sobre a importância da memória, da História, as relações entre as estas duas, e por fim, analisar as nuances do ofício do historiador e da escrita da História.

PROCESSO PRODUTIVO


A ATIVIDADE DEVERÁ SER FEITA PELO ALUNO E DEVERÁ CONTER CAPA, INTRODUÇÃO E CONCLUSÃO.

Elabore uma ficha técnica contendo:
1. Breve descrição do filme;
2. Enredo do filme;
3. Ideia central;

E depois juntamente com a equipe responda as seguintes questões;

1) Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar a mensagem?

2) Por que se afirma que o filme discute questões ligadas a memória histórica e suas “verdade”.

3) Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O quê?

4) Do que você mais gostou nesse filme? Por quê?

5) Javé é um lugar fictício, criado pelo enredo do filme. No Ceará temos uma Javé você sabia? Pesquise e nos traga algumas informações sobre esta cidade cearense que passou pro este mesmo problema mostrado no filme.

6)Pesquise e comente um pouco sobre a relação entre o progresso e o patrimônio histórico.

7) Para os personagens do filme por que era importante resgatar a memória e escrever a História daquele vilarejo?

8) Como você considera a importância da memória para uma sociedade?

9) Qual a relação do filme com a disciplina História?

10) Qual a relação do filme com seu cotidiano?


DATA DA ENTREGA DESTA ATIVIDADE: ATÉ 21 DE FEVEREIRO DE 2014

segunda-feira, 23 de abril de 2012

ATIVIDADE DE ANÁLISE DOS FILMES: O CANGACEIRO E O BAILE PREFUMADO

E.E.M. Tancredo Nunes de Menezes
“Educando e humanizando pela democracia”
Ano 2012

Prof. Rondinelly - HISTÓRIA – 3º ANO

 

Atividade: História e Cinema

Requisito parcial de nota do 1º bimestre
 
Procure observar o seguinte:

1. Época e local dos acontecimentos;
2. Período da História do Brasil a que corresponde e quem governava o país na época;
3. Condições de vida e problemas enfrentados pela população do sertão nordestino na época e o que fazia para sobreviver;
4. Analise a situação social em que se desenvlve o cangaço.
5. Qual a visão que os sertanejos, os fazendeiros, a polícia e o governo tinham sobre os canaceiros.
6. Que atitudes dos cangaceiros justificavam a ideia de herois por parte dos sertanejos.
7. Que ações levavam os cangaceiros a serem vistos como bandidos.
8. Qual a relação dos bandos com os fazendeiros.
9. Como e por quais motivos os sertanejos entravam para o cangaço.
10. Como o coronelismo se relaciona com o cangaço.
11. Quem era o beato que o Bando de Galdino encontrou.
12. Os retirantes do nordeste.
13. Na sua opinião, que tipo de imagem o filme retrata sobre o cangaço.
14. O dia-a-dia nos acampamentos.

sexta-feira, 30 de março de 2012

ATIVIDADE DE ANALISE DO FILME "O CALDEIRÃO"

E.E.M. Tancredo Nunes de Menezes
“Educando e humanizando pela democracia”
Ano 2012
Prof. Rondinelly - HISTÓRIA – 3º ANO


Atividade: História e Cinema
Requisito parcial de nota do 1º bimestre



Filme: O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto

Essa história pouco conhecida pela população brasileira pode ser vislumbrada no filme “O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto”, de Rosemberg Cariry. Produzido no Ceará, o filme de 78 minutos, a cores e preto e branco, explora depoimentos e imagens até então inéditas da destruição de uma comunidade rural. Mistura fotos, ilustrações e imagens, além de depoimentos de remanescentes dos episódios na década de 30. O autor destaca que “são elementos culturais do presente, vivos, que conduzem o ciclo da narrativa e constroem as metáforas da resistência camponesa, símbolos e expressão da vida do povo nordestino, possibilitando um encontro do povo cearense com a sua memória”. O filme traz uma série de temáticas relacionadas aos conflitos sociais e a luta por terra: religião, intolerância, violência e repressão; as Leis e a segurança da ordem pública; poder, liberdade e luta por terra. Aborda um período histórico que vem do início do século XX até meados da década de 1980 – 50 anos depois da destruição da comunidade. O filme mostra nas romarias de Juazeiro do Norte e Canindé, os romeiros, deserdados filhos da terra, erguendo a legenda do Caldeirão como um estandarte de luta pela reforma agrária.

Procure observar o seguinte:

1. Época e local dos acontecimentos;

2. Período da História do Brasil a que corresponde e quem governava o país na época;

3. Condições de vida e problemas enfrentados pela população do sertão nordestino na época e o que fazia para sobreviver;

4. Quando começa as romarias a Juazeiro e o que se entende por fanatismo religioso..

5. Qual a imagem passada de Pe. Cícero.

6. A função de Pe. Cícero como líder político e religioso.

7. Quando, como, onde e por quem foi fundado o povoado que daria origem a história do Caldeirão.

8. O que o beato José Lourenço propunha a seus seguidores ao fundar a comunidade;

9. Como eram as casas e as condições de vida no povoado e por quem era formada essa comunidade;

10. O que aconteceu com muitos povoados do Nordeste com a seca de 1932 e a ação do governo para solucionar o problema da fome.

11. Como a Juazeiro era vista pelas elites urbanas e pelo governo;

12. O que o filme quer dizer quando afirma que Juazeiro se tornou uma “indústria da fé e da miséria”.

13. Como a imprensa relatava ao país os acontecimentos do Caldeirão e por que acontecia isso;

14. Por que as elites políticas criaram a história do BOI SANTO.

15. Qual a relação desse acontecimento com o contexto histórico nacional da época.

16. Qual a posição da igreja nesse episódio.

17. Tente fazer sua análise pessoal a respeito dos acontecimentos e do filme.

ATIVIDADE DE ANÁLISE DO FILME CANUDOS

E.E.M. Tancredo Nunes de Menezes
“Educando e humanizando pela democracia”
Ano 2012
Prof. Rondinelly - HISTÓRIA – 3º ANO

Atividade: História e Cinema
Requisito parcial de nota do 1º bimestre



Filme: A Guerra de Canudos

O filme A Guerra de Canudos, dirigido por Sérgio Rezende e produzido por Mariza Leão, é uma superprodução brasileira filmada na região onde se passaram os fatos. Foi lançado em 1997, 100 anos após essa guerra, que causou a destruição do povoado. O filme pode ser encontrado em vídeo, distribuído pela Columbia Tristar Home Video, tem duração de 180 minutos e foi exibido também na televisão como minissérie. O objetivo do filme é retratar a Guerra de Canudos, mas é bom lembrar que se trata da versão do diretor sobre os acontecimentos, apresentados segundo sua opinião.



Procure observar o seguinte:

1. Época e local dos acontecimentos;

2. Período da História do Brasil a que corresponde e quem governava o país na época;

3. Condições de vida e problemas enfrentados pela população do sertão nordestino na época e o que fazia para sobreviver;

4. Quem tomava as decisões nas famílias do sertão nordestino;

5. Quem foi Antônio Conselheiro e quais eram suas idéias (o que defendia, o que combatia, por que, como definia o regime republicano e por que as pessoas o seguiam);

6. Quando, como, onde e por quem foi fundado o povoado de Belo Monte ou arraial de Canudos;

7. O que Antônio Conselheiro propôs a seus seguidores ao fundar Canudos;

8. Como eram as casas e as condições de vida em Belo Monte;

9. O que aconteceu com muitos povoados do Nordeste após a fundação de Belo Monte;

10. Armas e modo que os moradores de Belo Monte usaram para enfrentar o primeiro ataque;

11. Armas e modo que os moradores de Belo Monte usaram para enfrentar outros ataques, o que os motivava a lutar e a quem atribuíam a culpa pela guerra;

12. Como a população de Belo Monte era considerada pelos de fora;

13. Como Conselheiro se referia aos soldados do Exército;

14. Como a imprensa relatava ao país os acontecimentos de Canudos e por que acontecia isso;

15. Sentimentos que Antônio Conselheiro despertava nas pessoas e por que isso acontecia;

16. O que aconteceu com o povoado de Belo Monte e sua população em outubro de 1897;

17. Quem criticou a atuação do comandante das tropas do Exército e por que criticou.

18. Em sua opinião, por que o presidente enviou uma mensagem aos soldados e o que pretendia com isso?

19. Dê exemplos a respeito de como o fanatismo religioso estava presente na vida da população de Canudos.

20. Tente fazer sua análise pessoal a respeito dos acontecimentos e do filme.



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A visão de Luis Carlos Veríssimo sobre o BBB.

Recebi este texto por email, supostamente atribuido a escritor Luis Fernando Veríssimo (É cronista e escritor brasileiro)

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Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A nova edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros...todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterossexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE.

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB . Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis? Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores) , carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.

Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo dia.

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, Ongs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$ $$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema...., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , •visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Resultado Final da I Olimpíada de História do Ceará


Em 2011, com a valorosa colaboração do Prof. Daniel De Sá Aguiar conseguimos por em prática o projeto da I Olimpíada de História do Ceará na E.E.M. Tancredo Nunes de Menezes. E neste momento, divulgamos os vencedores da olimpíada que serão premiados no durante o VI English Festival. São elas:



1º Lugar: Os Avexados (155 pts)
2º Lugar: TUFFeminina (144 pts)
3º Lugar: Ibiapabanos (141 pts)

Agradecemos a participação de todos, e contamos com vcs em 2012!!!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

COMO FAZER UMA RESENHA DE FILME


Uma Resenha deve conter:
Dados completos de uma aventura ou filme, composta de: Sinopse, História, Ambientação, Personagens, Curiosidades, Depoimento.

a) Sinopse - Um máximo de cinco linhas que revela o que estará contido no roteiro da aventura (considerando tamanho 12 em fonte arial). São poucas linhas que devem dar uma idéia geral de toda a história.

b) História - Geralmente esta é a parte maior da resenha, pois embora escrita de forma resumida, pode chegar a 25 ou 50 linhas (ou até mais se a aventura se desenrolar por três, quatro ou mais revistas). É desejável que a resenha não conte o final da história, instigando a curiosidade em quem já leu a aventura para ler novamente e, em quem não leu, para tentar encontrar a revista resenhada.

c) Ambientação: (tempo e espaço) - Parte geralmente muito pequena, que fica em torno de 5 a 10 linhas, pois é uma breve descrição dos locais onde se passam as ações da aventura: a época, o País, o Estado, as cidades, os vilarejos, acidentes geográficos, delegacia, desertos, etc. (não necessita que siga esta mesma ordem)

d) Personagens - Todos os principais que participam da história.

e) Curiosidades - A critério de cada aluno: podem ser coisas curiosas da história, dos personagens, incongruências no argumento, falhas na arte, etc. Quanto a tamanho, pode ser do tamanho que o colaborador julgar necessário, mas recomendamos nunca ultrapassar o tamanho do texto escrito na parte HISTÓRIA.

f) Depoimento - Sua opinião pessoal sobre a aventura resenhada: história, arte, personagens, filme como um todo ou livro, etc.

Fonte: Site TEXBR, José Luiz Fion (Dr. em Letras – USP) e Francisco Platão Savioli (Dr. Em Comunicação ECA-USP)